Animal mora com a família desde os 4 meses, quando tinha apenas 6 kg.
Quando pequeno, Chico entrava na casa e era tratado com mamadeira.
Javali Chico se levanta para receber comida do dono em sítio de São Pedro (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
O aposentado Nyvaldo Miranda, de 75 anos, cria um javali de 200 quilos há dois anos em meio aos porcos em um sítio de São Pedro (SP). O animal vive com a família como se fosse de estimação desde os quatro meses, quando tinha apenas seis quilos. Chico, como é chamado pelos proprietários, foi comprado para reprodução e venda de filhotes.
“Quando comprei o Chico, ele veio no carro com a gente. Quando pequeno, entrava em casa e eu dava mamadeira. Ele sempre foi tratado como os outros porquinhos nascidos no sítio”, disse Miranda enquanto alimentava o animal.
Javali recebe 'carinho' de porca em sítio da cidade
de São Pedro (SP) (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Apesar das características selvagens, Chico não vive sem estar perto das porcas. “Ele se tornou um xodó. Os animais são separados por baias e ele fica com alguma porquinha. Mesmo sendo um bicho selvagem, o animal convive bem como os outros, pois foi criado desde pequeno junto deles.”
Para manter os 200 quilos, Chico come muita cana-de-açúcar moída, mandioca, abobrinha, soro de queijo e ração própria. E o momento da refeição é sagrado para o javali, que até sobe no cercado para receber o alimento entregue sempre por Miranda.
Chico, além de tudo, é curioso. Quando alguém chega ao chiqueiro, ou faz algum barulho próximo, ele trata de se equilibrar em duas patas para tentar ver o que está acontecendo.
Chico é curioso e sempre fica sobre a cerca quando o dono se aproxima (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Apaixonado pela vida no sítio, o aposentado fala do amor pelos animais. “Eu fui criado em fazenda e gosto muito de cuidar dos bichos, principalmente do Chico. É uma vida difícil, mas eu não troco isso por nada. Já me acostumei.”
fonte:http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/03/aposentado-cria-javali-de-200-quilos-entre-porcos-em-sitio-de-sao-pedro.html
0 comentários:
Postar um comentário