Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

Fóssil de inseto com 370 milhões de anos pode ser o elo perdido na evolução dos artrópodes

Encontrado os restos de uma criatura que viveu há 370 milhões de anos, podendo ser o elo perdido na evolução dos artrópodes.

Os paleontólogos descobriram restos fossilizados de um inseto alado que vivem há 370 milhões de anos. Na época, os insetos ‘modernos’ estavam começando a surgir.

O fóssil foi encontrado na Bélgica e é considerado o mais antigo registro conhecido deste tipo. A descoberta, realizada por cientistas belgas, americanos, franceses e suecos, irá fornecer respostas para muitas perguntas sobre a evolução dos artrópodes, pois o inseto é o primeiro encontrado do período Devoniano tardio e próximo do início do Carbonífero.

Segundo os paleontólogos, o inseto possui duas mandíbulas, parecidas com outro inseto encontrado na Escócia. No entanto, esses pequenos fragmentos mostram que este registro fóssil possui características únicas.

O inseto com dimensões que não ultrapassam os 8 milímetros foi nomeado de Strudiella devonica. “Entre a abundância absoluta de besouros, libélulas e gafanhotos, existe uma escassez de dados sobre a existência de insetos durante o período em que eles estavam apenas no início da formação de suas variedades”, declarou Nelly André do Museu Nacional de História Natural da França.

Strudiella devonica possui seis patas, antenas ramificadas, tórax, queixo triangular, abdômen dividido em dez fragmentos, além de asas, mas alguns detalhes não estão claros para os especialistas.

A pesquisa mostra que, com este achado, os insetos alados surgiram muito antes do que se pensava, iniciando a formação dos gafanhotos modernos e até das baratas.

Qui, 09 de Agosto de 2012 04:16
Osmairo Valverde da redação de Brasília
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página