As aranhas são mais espertas do que imaginamos. Nova descoberta mostra mais um poder de defesa.
As aranhas da espécie Nephila antipodiana possuem mecanismos para se defenderem de formigas invasoras e saqueadoras de seu alimento. Este tipo de aranha é muito encontrado em florestas tropicais de países como Indonésia, Tailândia e Filipinas, utilizando mecanismo que evita serem atacadas por formigas.
Vários insetos não toleram a substância 2-pirrolidinona que é secretado por este tipo de aranha, “lambuzando” todos os fios da teia, repelindo e impedindo que alguns insetos como formigas, traças e até mesmo lagartas cheguem até ela. A pesquisa foi publicada na Proceedings of the Royal Society B.
O estudo mostrou que as formigas se negavam a passar por fios contendo a 2-pirrolidinona. Os cientistas acreditam que elas reconheçam a substância, pois ela faz parte da composição química de alguns venenos encontrados em várias espécies de formigas.
Especialistas afirmam que a 2-pirrolidinona prova pânico em formigueiros, pois esta substância é usada por elas mesmas em situações de ataque, funcionando como um feromônio de alarme. Apesar desta substância não matar, funciona como um “aviso”, assim como o spray de pimenta utilizado por policiais no Brasil e em alguns países cujo princípio ativo é a capsaicina, uma molécula retirada das pimentas causando grande ardor e queimação nos olhos.
A pesquisa é do biólogo Daiqin Li da Universidade de Cingapura
Sáb, 26 de Novembro de 2011 16:43
Osmairo Valverde da redação de Brasília
fonte:http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1127%3Aaranha-reveste-sua-teia-com-substancia-toxica-para-sua-autodefesa
0 comentários:
Postar um comentário