Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

terça-feira

Aranha reveste sua teia com substância tóxica para sua autodefesa

As aranhas são mais espertas do que imaginamos. Nova descoberta mostra mais um poder de defesa.

As aranhas da espécie Nephila antipodiana possuem mecanismos para se defenderem de formigas invasoras e saqueadoras de seu alimento. Este tipo de aranha é muito encontrado em florestas tropicais de países como Indonésia, Tailândia e Filipinas, utilizando mecanismo que evita serem atacadas por formigas.

Vários insetos não toleram a substância 2-pirrolidinona que é secretado por este tipo de aranha, “lambuzando” todos os fios da teia, repelindo e impedindo que alguns insetos como formigas, traças e até mesmo lagartas cheguem até ela. A pesquisa foi publicada na Proceedings of the Royal Society B.

O estudo mostrou que as formigas se negavam a passar por fios contendo a 2-pirrolidinona. Os cientistas acreditam que elas reconheçam a substância, pois ela faz parte da composição química de alguns venenos encontrados em várias espécies de formigas.

Especialistas afirmam que a 2-pirrolidinona prova pânico em formigueiros, pois esta substância é usada por elas mesmas em situações de ataque, funcionando como um feromônio de alarme. Apesar desta substância não matar, funciona como um “aviso”, assim como o spray de pimenta utilizado por policiais no Brasil e em alguns países cujo princípio ativo é a capsaicina, uma molécula retirada das pimentas causando grande ardor e queimação nos olhos.

A pesquisa é do biólogo Daiqin Li da Universidade de Cingapura

Sáb, 26 de Novembro de 2011 16:43
Osmairo Valverde da redação de Brasília
fonte:http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1127%3Aaranha-reveste-sua-teia-com-substancia-toxica-para-sua-autodefesa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página