Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quarta-feira

Roedor transgênico não engorda após desregulagem de motor muscular

06/01/10 - 12h58

Pesquisa da Clínica Mayo identifica mecanismo que ajusta metabolismo.
Descoberta foi publicada na revista 'Cell Metabolism'.
Do G1, em São Paulo

Foto: New York Times

Organismo de roedores de laboratório passou a gastar energia de modo menos eficiente (Foto: New York Times)


  • Aspas Os mecanismos que preservam energia são naturalmente protetores em períodos de escassez de alimentos ou de stress ambiental, mas promovem obesidade em uma sociedade sedentária, como a moderna"
Cientistas da Clínica Mayo, um centro privado de pesquisa nos EUA, descobriram um mecanismo molecular que controla o gasto de energia em músculos e ajuda a determinar o peso corpóreo. Participaram do estudo especialistas da Universidade de Iowa, de Connecticut e de Nova York, todas americanas. A conclusão do grupo é que a descoberta, apresentada na revista “Cell Metabolism”, pode levar a uma nova abordagem médica no tratamento da obesidade.

Clique aqui para baixar o artigo na íntegra (em inglês, formato .pdf, 12 páginas)

O mecanismo de preservação de energia do organismo é controlado por canais de potássio sensível a ATP (trifosfato de adenosina, na sigla em inglês, uma substância que atua como “armazém” de energia). Os canais (KATP) regulam o desempenho do coração e dos músculos de acordo com o nível dos reservatórios de ATP. Sem este dispositivo "energy-saving", os animais queimam mais energia estocada, dissipando mais calorias mesmo em repouso.


A ideia dos cientistas foi bagunçar de propósito o sistema, eliminando canais KATP. Assim, o organismo dos roedores de laboratório passou a gastar energia de modo menos eficiente. Gastando mais energia, e guardando menos, não engordavam. “Os mecanismos que preservam energia são naturalmente protetores em períodos de escassez de alimentos ou de stress ambiental”, explica Alexey Alekseev, principal autor do estudo. “Mas promovem obesidade em uma sociedade sedentária, como a moderna.”

Ainda segundo Alekseev, as descobertas sugerem que mirar em novas terapias as funções dos canais KATP, “especificamente em músculos”, poderia oferecer uma nova opção para pacientes obesos com baixa capacidade de se exercitar.

Foto: Cell Metabolism

Trecho do artigo 'Sarcolemmal ATP-Sensitive K+ Channels Control Energy Expenditure Determining Body Weight' (Foto: Cell Metabolism)

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página