Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

terça-feira

Cheiro de urina mostra o status social e sexual do macaco-prego


Os macacos são nossos parentes próximos, mas graças a Deus que alguns hábitos são bem diferentes.

Pesquisadores descobriram que os macacos-prego-de-cara-branca costumam urinar em suas mãos, e esfregar sua urina sobre a pele de todo o corpo.
Um número de espécies de macacos do novo mundo, incluindo bugios, macacos-esquilo e algumas espécies de macacos-prego, se “lavam em urina” regularmente, esfregando-a vigorosamente nos pés e traseiros.
Os cientistas testaram várias hipóteses para encontrar a razão pela qual eles fazem isso, inclusive que a urina poderia de alguma forma ajudar a manter a temperatura do corpo ou permitir que outros macacos se identificassem pelo cheiro.

A maioria dos estudos sobre o comportamento foram inconclusivos. Agora, uma nova pesquisa mostra o porquê da atitude: o cérebro das fêmeas tornam-se mais ativos quando elas sentem o cheiro da urina de machos adultos sexualmente maduros. Isso sugere que eles se lavam em urina para mostrar a sua disponibilidade e capacidade de atração.
A pesquisa relatou que, ao ser solicitado por uma fêmea, o macho aumenta sua taxa de lavagem de urina. A conclusão é de que a urina pode fornecer informações químicas para o sexo feminino sobre o status social ou sexual do macho.

A confirmação veio quando os cientistas mapearam os cérebros das fêmeas, enquanto os animais cheiravam a urina de um macho adulto e de um macho jovem. As imagens de ressonância magnética revelaram que o cérebro feminino tornou-se significativamente mais ativo quando farejou o cheiro da urina produzida pelos machos adultos, em comparação com a de jovens.
Como os machos adultos são sexualmente maduros, eles excretam maiores concentrações do hormônio masculino testosterona na urina. A concentração da testosterona também está ligada ao status social; machos com status mais elevado tendem a produzir mais.
Os pesquisadores afirmam que isso é usado como uma forma de comunicação para transmitir status social e/ou sexual, e que tais sinais são surpreendentes entre os macacos-prego, porque a espécie não é conhecida por usar comunicação baseada no cheiro. [BBC]

fonte:http://hypescience.com/cheiro-de-urina-mostra-o-status-social-e-sexual-do-macaco-prego/
Por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página