Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quarta-feira

A cobra com cauda em forma de aranha


Camuflada sobre rochas e areia, a Pseudocerastes urarachnoides deixa a ponta de sua cauda (que, como você pode ver na foto, tem um formato peculiar) à mostra, para atrair pássaros desavisados. Quando a ave percebe que se trata de uma armadilha, porém, já é tarde demais: em uma fração de segundo, o predador se transforma em presa.
Em 1968, o Museu de Campo de História Natural de Chicago (EUA) recebeu um exemplar dessa cobra, típica do Irã. Como não havia outra para comparar, não se sabia se a ponta da cauda era uma mutação, um tumor ou uma característica da espécie, que ficou praticamente esquecida por quase 40 anos.

A P. urarachnoides voltou aos holofotes da ciência em 2003, quando o pesquisador iraniano Hamid Bostanchi conseguiu capturar mais um exemplar. Uma análise rápida reforçou a ideia de que a peculiar ponta da cauda era uma característica própria da espécie – isso foi confirmado cinco anos mais tarde, quando outro cientista, Behzad Fathinia, conseguiu uma P. urarachnoides viva.



Para testar a utilidade da suposta isca, Fathinia colocou a cobra e uma galinha no mesmo ambiente. A cobra se manteve estática, movendo apenas a ponta da cauda. Para a infelicidade da ave, a estratégia da P. urarachnoides funcionou.

Contudo, a origem dessa formação permanece um mistério. Afinal, se tantas cobras conseguem sobreviver com “iscas” mais simples, por que teria surgido (e prosperado) uma versão mais complexa?[National Geographic]

fonte:http://hypescience.com/a-cobra-com-cauda-em-forma-de-aranha/
Por Guilherme de Souza
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página