Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sábado

Triceratop já estavam entrando em extinção antes do asteroide que dizimou os dinossauros

Os dinossauros podem ter tido suas vias de extinção anteriormente ao impacto do asteroide que caiu na Terra, é o que afirma o trabalho de um recente estudo.

A colisão de um imenso asteroide está diretamente ligado ao desaparecimento dos dinossauros não-aviários há 65 milhões de anos, mas alguns paleontólogos têm sugerido que algumas espécies já estavam em declínio antes do acontecimento.

Agora, um estudo dos restos mortais de 150 espécies diferentes sugere que alguns grupos de herbívoros de grande porte começaram suas vias de extinção 12 milhões de anos antes do fim do período Cretáceo, quando o asteroide se chocou com nosso planeta.

Hadrossauros, um grande grupo de dinossauros com bico de pato e Ceratopsids, um grupo que inclui os Triceratops, já estavam mostrado sinais de “alerta” que a extinção seria eminente, é o que afirma a descoberta dos cientistas.

Os pesquisadores do Museu Americano de História Natural estudaram a variação da estrutura do corpo dentro de sete grupos de dinossauros de grande porte, obtendo um “diagnóstico” sobre a saúde da população.

Um grupo que se tornou mais diversificado ao longo do tempo pode ter evoluído para uma ampla gama de espécies, dando-lhes mais vantagens competitivas.

Em grupos que se tornaram semelhantes entre si, sofreram declínio ao longo prazo, correndo risco de extinção, explicam os cientistas em um estudo publicado na Nature Communications.

O principal autor da pesquisa, Steve Brusatte, disse: “Poucas questões na história da paleontologia têm alimentado tantas pesquisas e fascínio popular como a extinção dos dinossauros não-aviários”.

“Será que repentinas erupções vulcânicas ou um grave impacto com um asteroide destruíram a vida dos dinossauros? Descobrimos que, provavelmente, a questão era muito mais complexa do que isso e, talvez, a catástrofe real não é exatamente como é por vezes retratada”, acrescentou Brusatte.

A equipe de cientista relatou que os resultados relacionados com o registro fóssil da América do Norte pode não representar um padrão global e não significa necessariamente que os dinossauros não tenham tido nenhuma esperança de evitar a extinção.

Sex, 18 de Maio de 2012 07:13
Osmairo Valverde
fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/1682-triceratop-ja-estavam-entrando-em-extincao-antes-do-asteroide-que-dizimou-os-dinossauros


Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página