Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sábado

Pulgas "jurássicas" encontradas eram 10X maiores que as atuais

Paleo-pragas’ eram cerca de 10 vezes maiores que as pulgas que conhecemos. Dois animais dessa espécie pode ter se infiltrado em um dinossauro enorme, dizem os pesquisadores que descobriram os fósseis do organismo apelidado de ‘flealike’(semelhante a uma pulga).

“Ele teria sentido como uma agulha hipodérmica entrando, uma injeção de pulga”, disse George Poinar Jr., um emérito professor de zoologia da Universidade Estadual do Oregon, disse em um comunicado. “Nós podemos ser gratos por nossas pulgas modernas não serem tão grandes”, disse Poinar, que escreveu um comentário ao lado do artigo de investigação publicado online em pela revista Current Biology.

Um salva-vidas possível para os dinossauros: Estes sanguessugas não podiam saltar como as pulgas que conhecemos hoje. Mesmo assim, pesquisas anteriores mostram que os primeiros animais eram atormentados por piolhos.

Os fósseis das duas recém-identificadas espécies de pulgas, agora chamados de Pseudopulex jurassicus e Pseudopulex magnus, foram descobertos na Mongólia. Estes fósseis são “compressões”, ao invés de impressões; são os insetos realmente preservados que foram fossilizados há milhões de anos.

“As estruturas corporais detalhadas dos fósseis desses insetos estão em excelente estado de preservação, como se a natureza tivesse tirado uma foto em alta resolução dessas criaturas de 165 milhões de anos”, disse Chungkun Shih, professor convidado trabalhando com o coautor Dong Ren na Capital Normal University in Beijing.

Detalhes da ‘paleo-praga’

Os insetos teriam corpos lisos como um percevejo ou carrapato e garras suficientemente longas para as escaladas sobre o corpo de um dinossauro possibilitando-os sugar o sangue desses dinossauros enquanto seguravam-se neles.

Pulgas modernas são mais compridas lateralmente e têm antenas mais curtas, características que lhes permitem mover-se rapidamente através da pele ou penas de seus hospedeiros.

A menor das novas espécies jurássicas, que viveram cerca de 165 milhões de anos atrás, teria cerca de 0,7 polegadas (17 milímetros) de comprimento, não incluindo suas antenas, com aparelhos bucais que se estendiam a 0,13 polegadas (3,4 milímetros), ou mais do que duas vezes o comprimento da cabeça.

O monstro P. Magnus, que viveu a cerca de 125 milhões de anos atrás, era ainda maior com um corpo de 0,9 polegadas (22,8 milímetros) e aparelho bucal de aproximadamente 0,20 polegadas (5,2 milímetros) de comprimento.

Este corpo de tamanho grande, bem como as longas peças bucais era serrilhado “para perfurar a pele dura e grossa dos anfitriões, sugerindo que estes ectoparasitas primitivos poderiam ter chupado o sangue dos exércitos relativamente grandes, como os contemporâneos dinossauros emplumados e/ou pterossauros ou mamíferos encontrados no Cretáceo Inferior, mas não o Jurássico Médio”, escreveu Shih em um e-mail para a LiveScience.

Para descobrir quais os dinossauros podem ter necessidade de coleiras antipulgas, a equipe coletou informações sobre a existência de animais que viveram no mesmo tempo e lugar desses insetos. Durante o Jurássico Médio, potenciais hospedeiros para as grandes pulgas eram os dinossauros com penas como, por exemplo, o Pedopenna daohugouensis e Epidexipteryx hui. Durante o Cretáceo, quando P. Magnus viveu, Sinosauropteryx prima e Microraptor gui podem ter servido como exércitos, observou Shih.

Mais pulgas de Dino?

Os dois fósseis parecem assemelhar-se a “pulgas de dinossauro” relatada na revista Nature no mês passado pelo Diying Huang, da Academia Chinesa de Ciências, e seus colegas.

“Com base na leitura de seu papel, as informações, suplementos online e números publicados, podemos ver alguma semelhança e similaridade entre os seus três táxons e as nossas espécies descritas”, disse Shih Huang sobre a pesquisa. “Nós também notamos algumas diferenças entre eles.”

Sem imagens de alta resolução e microscopia, bem como a comparação dos fósseis reais, eles não podem comentar se os fósseis pertencem à mesma espécie, disse Shih.

Como os insetos “semelhantes a pulgas” descritos na Nature, a nova espécie não tem patas traseiras para o salto, em algum ponto em sua evolução, as pulgas ganharam a capacidade de catapultar 50 a 100 vezes o comprimento de seu corpo. Mesmo assim, as pulgas de hoje parecem fugir das maiores feras, com 94% das 2.300 espécies conhecidas vivendo em mamíferos, enquanto o resto em aves.

Sex, 04 de Maio de 2012 12:25
Audenize Engracia
fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/1656-pulgas-qjurassicasq-encontradas-eram-10x-maiores-que-as-atuais

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página