Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

domingo

Cientistas descobriram que as abelhas possuem personalidade própria

As abelhas têm diferentes personalidades, com alguns indivíduos mostrando forte vontade ou desejo de buscar uma aventura e outros não, de acordo com estudo de entomologistas da Universidade de Illinois.

Os investigadores descobriram que a emoção da busca não está limitada apenas aos seres humanos ou vertebrados. Os cérebros de abelhas que gostavam mais de aventuras exibiram padrões distintos de atividade dos genes em vias moleculares, conhecidos por estarem associados com emoções de busca em seres humanos.

Os resultados apresentam uma nova perspectiva sobre as comunidades de abelhas, na qual era pensado ser altamente regulamentadas e compostas de uma colônia de trabalhadores intercambiáveis, tendo alguns papéis específicos para servir a rainha.

Agora parece que as abelhas, individualmente, diferem-se em seu desejo de executar tarefas específicas, e essas diferenças podem ser motivadas pela variedade nas personalidades das abelhas. Um estudo realizado em 2011 pela Universidade de Newcastle já sugeria que as abelhas pudessem ter sentimentos.

“Em humanos, a busca por novidade é um componente da personalidade. Será que os insetos são iguais?”, indagou Gene Robinson, professor de entomologia do Instituo de Biologia Genômica.

Nos seres humanos e animais, as emoções que refletem o comportamento são ligadas ao sistema de recompensa do cérebro. Nas abelhas, os pesquisadores descobriram que locais específicos nos genes diferenciam cada abelha em seu comportamento, através de ligações com proteínas e hormônios que estão interconectados à busca de novidades.

Robinson acredita que os insetos e seres humanos, bem como outros animais, têm feito uso da mesma característica genética na evolução do comportamento, mas cada espécie se adaptou de um jeito. “Parece que os mesmos caminhos moleculares têm sido repetidamente envolvidos na evolução que dá origem a diferenças individuais em busca de novidades”, concluiu.

Sáb, 10 de Março de 2012 19:22
Osmairo Valverde da redação de Brasília
fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/1561-cientistas-descobriram-que-as-abelhas-possuem-personalidade-propria

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página