Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sexta-feira

Cientistas em alerta: descoberta de gripe em morcegos causa preocupação em especialistas

Os cientistas encontraram evidências de gripe em morcegos pela primeira vez – e alertam que poderia representar uma ameaça aos seres humanos.

Autoridades norte-americanas de saúde dizem que encontraram fragmentos genéticos de um vírus nunca visto antes em alguns morcegos da Guatemala. Gripes como a aviária e suína já foram catalogadas e estudas pela humanidade, mas nunca existiram relatos de uma gripe proveniente de vírus em mamíferos alados, como os morcegos.

“A maioria das pessoas pensavam que já havia sido descoberta todas as gripes possíveis em animais”, disse Ruben Donis do Centro de Controle e Prevenção, EUA, co-autor do estudo.

Os cientistas suspeitam que alguns morcegos capturados séculos atrás fossem portadores do vírus, e ele pode ter sofrido mutação, transformando-se em uma versão mais agressiva. Até o momento, os cientistas não conseguiram fazer o vírus se proliferar em ovos de galinha ou em culturas de células humanas, como fizeram com cepas convencionais de outros vírus, o que significa que não está claro se este novo vírus poderia ou não se espalhar pela população humana.

No entanto, ele ainda poderia representar uma ameaça aos seres humanos. Se misturado com formas mais comuns da gripe com transferência de genes, algo muito perigoso poderia surgir, em um cenário de epidemia global, como ocorreu com a gripe suína.

A pesquisa foi publicada na revista online Proceedings of National Academy of Sciences. Um centro de pesquisa avançada da Guatemala já coletou 300 morcegos entre os anos de 2009 e 2010. A pesquisa estava sendo focada especialmente na raiva, quando os pesquisadores se depararam com o novo vírus. Segundo eles, a descoberta se deu nos intestinos do animal.

Os morcegos, chamados vulgarmente de “ombros amarelos” comem frutas e insetos, mas não mordem as pessoas. No entanto, é possível que eles possam deixar o vírus em produtos alimentícios de humanos e transferir o vírus através do consumo destes produtos.

“É concebível que algumas pessoas possam ter sido contaminadas com o vírus no passado. Agora que os cientistas descobriram este vírus, estaremos monitorando pessoas e outros animais”, comentou o Sr. Donis.

No entanto, Ricard Fulton, um pesquisador de doenças aviárias na Universidade do Estado de Michigan, EUA, disse que mais evidências são necessárias. Possivelmente foram encontrados fragmentos genéticos de vírus, não um vírus completo.

O Sr. Donis rebateu, informando que outros trabalhos estão sendo realizados para tentar infectar morcegos saudáveis, mas observou que existem outros vírus que foram descobertos através de sequenciamento genético, sem necessidade de ter encontrado o vírus inteiro, sendo bastante difícil fazer alguns tipos de vírus proliferarem em laboratório, incluindo o da hepatite C.

Qui, 01 de Março de 2012 14:30
Osmairo Valverde da redação de Brasília
fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/vida-microscopica/1508-cientistas-em-alerta-descoberta-de-gripe-em-morcegos-causa-preocupacao-em-especialistas

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página