Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sexta-feira

Yorkshire - o menor e mais encantador terrier

Getty Images - Thinkstock

Quem não se lembra de Gisele Bundchen levando sua pequena cachorrinha Vida por onde quer que fosse? Os Yorkshires, raça da cadelinha Vida, são muito pequenos e companheiros, e por conta destas características são habitualmente vistos em situações do dia a dia com seus donos. É normal encontrá-los em shoppings, restaurantes, lojas e em muitos outros lugares. Mas engana-se quem acredita que lugar de Yorkshire é no colo! Este e outros mitos sobre a raça serão desvendados pela veterinária Geovana Angélico neste guia para você esclarecer todas as suas dúvidas a respeito deste pequeno e lindo cão.

Origem da raça:
Muitos apontavam a raça como um acidente de cruzamentos, já que ela surgiu no século XVIII quando famílias de camponeses da Escócia se mudaram para o condado de Yorkshire, na Inglaterra, devido a Revolução Industrial. As famílias levaram consigo seus pequenos cães terrier e o cruzamento dessas raças originaram o conhecido e adorado Yorkshire.
Em 1880 a raça chegou a América, mas a diferença entre os tamanhos dos exemplares fez com que, pouco tempo depois, América e Europa optassem pela preferência dos cães de menor tamanho e de pelagem mais longa.

Raças similares:
Seu surgimento aconteceu através de cruzamentos entre uma variedade de terriers. Podemos ver muitas semelhanças desta raça com os cães da raça Paisley Terrier, Clydesdale Terrier, Skye Terrier, Airedale Terrier e English Black de pelo duro. Outras raças como o Tan Terrier, Dandie Dinmont Terrier e Maltês também possuem algumas características semelhantes.

Características físicas principais:
O cão é de porte pequeno e pode pesar até 3,5kg. Não há peso mínimo para a raça, pois há exemplares que nascem bem pequenininhos. Estes cães - menores que a maioria - é um acaso nos nascimentos. Não se deve em hipótese alguma estimular a miniaturização da raça e dar credibilidade a criadores que afirmam vender yorkshires 'mini', 'zero', 'micro' ou 'anão'. Os cães muito menores que a maioria apresentam problemas como moleira aberta, epilepsia, hidrocefalia e fragilidade excessiva.
Suas orelhas, segundo o padrão, devem ser eretas em formato de V e sua cauda deve ser cortada - estas características acabavam fazendo com que criadores cortassem as orelhas e os rabos dos cães enquanto eram filhotes, muita atenção com estas características, pois esta prática foi proibida em 2013 e considerada mutilação e tortura ao animal. Se você comprar um cão com cauda ou orelhas mutiladas, o procedimento certamente foi feito clandestinamente.

Pelos:
Os Yorkshires apresentam pelagem longa, lisa, fina e sedosa. Apresentam também um caimento reto e repartido ao meio por uma linha da trufa (focinho) até a extremidade da cauda. A coloração é predominantemente 'azul-aço' com partes (cabeça, pernas e peito) loiras.

Tamanho:
Seu tamanho pode chegar a 24 cm. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).

Peso:
Pesam em torno de 3,5Kg, mas não é estabelecido peso mínimo aos Yorkshires por existirem exemplares que nascem muito menores do que o padrão.

Expectativa de vida:
Podem viver entre 12 e 15 anos.

Problemas de saúde:
É uma raça que não apresenta doenças crônicas comuns. Alguns exemplares apresentam problemas respiratórios e estômago sensível. Os cães que passam muito tempo no colo de seus donos, podem apresentar desvios sérios na coluna, deixar o cão - mesmo que pequeno - no chão é questão de saúde.
Os Yorkshires são cães frágeis, evite presentear crianças ou deixá-las brincando com um cãozinho sem supervisão de um adulto, pois é muito comum fraturas de radio e ulna (ossos finos das patas dianteiras) devido ao mau manuseio ou brincadeiras sem cuidado.

Comportamento:
Alerta, divertido e inteligente, o Yorkshire é um excelente terrier de companhia. São extremamente corajosos e os que são super protegidos (passando muito tempo no colo e sendo 'humanizado' por seus donos) podem se colocar em perigo desafiando e instigando cães maiores por conta da falta de convivência com outros animais. São teimosos, latem bastante e seguem seus donos na maior parte do tempo.

Ambiente:
Podem viver em apartamentos pequenos e casas sem quintal. Mas nunca pode ser confinado em um cômodo - assim como nenhum outro cão pode. Passeios diários entre 10 e 15 minutos são perfeitos para o animal poder cheirar coisas diferentes durante o trajeto e não se estressar em passar o dia dentro de casa.

Atividades:
Os passeios diários são essenciais e obrigatórios para qualquer cão de qualquer raça. Os Yorkshires por sua vez podem ser treinados e estimulados com jogos. Levá-los para parques não é a melhor opção, por ser muito pequeno ele pode se machucar ao cruzar com outros animais maiores.

Em que estação vive melhor?
O outono e o inverno são as estações em que a raça se sente mais confortável. Com o elevar da temperatura é recomendável que o dono tose o animal e deixe a casa com áreas de ventilação.

Curiosidades da raça:
O Yorkshire é o menor de todos os terriers e foi muito utilizado para caçar ratos, coelhos e pequenos roedores. Seu tamanho pequeno o ajudava a entrar nas pequenas tocas e buracos.
Durante 10 anos seguidos foi o cão mais desejado no Brasil, este período fez com que o número de criadores ilegais aumentasse drasticamente no país e animais sem padronagem da raça fossem utilizados como matrizes de ninhadas irregulares.

fonte:http://br.noticias.yahoo.com/guia-ra-yorkshire-o-menor-e-mais-encantador-171000841.html
Por Maíra Medeiros | Yahoo Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página