Novo animal foi encontrado em sistema de cavernas subterrâneas.
Caracol “translúcido” vive em ambientes próximos de água corrente.
Exemplar de caracol da espécie 'Zospeum tholussum', encontrado em cavernas subterrâneas da Croácia (Foto: J. Bedek/Creative Commons)
Cientistas da Croácia e da Alemanha descobriram em um dos sistemas de cavernas subterrâneas mais profundos do mundo uma nova espécie de caracol que leva nas costas uma “casa de vidro”. Na verdade, trata-se da concha do molusco que é transparente.
A espécie foi encontrada na Croácia, na região das cavernas de Lukina Jama, que alcançam profundidade de até 1,3 km.
O novo molusco, descrito na publicação científica “Subterranean Biology”, foi encontrado a uma profundidade de 980 metros e recebeu o nome de Zospeum tholussum. De acordo com a descrição, este animal não enxerga direito.
Segundo os cientistas, o caracol “translúcido” vive em ambientes próximos da área de drenagem da caverna e de água corrente. Isto sugere que esses animais não são imóveis. Apenas um exemplar deste caracol foi encontrado, o suficiente para realizar sua descrição.
Na imagem, é possível ver vários ângulos da concha desta nova espécie de caracol (Foto: J. Bedek/Creative Commons)
fonte:http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/09/cientistas-descobrem-caracol-transparente-em-cavernas-da-croacia.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
0 comentários:
Postar um comentário