Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sexta-feira

Baleia mais rara do mundo é finalmente vista pela primeira vez


Finalmente, os cientistas conseguiram dar uma olhada em uma das espécies mais elusivas do planeta.

Seu nome? Baleia-Bicuda-de-Bahamonde (Mesoplodon traversii). Em 2010, uma mãe e seu filhote encalharam na costa da Nova Zelândia, mas biólogos inicialmente concluíram que era a comum baleia bicuda de gray. Contudo, análises de DNA subsequentes revelaram que era, de fato, a espécie nunca antes vista.

Antes desta descoberta, a baleia-bicuda-de-bahamonde só era conhecida por dois fragmentos de crânios e uma mandíbula. As espécies foram primeiramente documentadas em 1872, quando fragmentos de ossos foram encontrados em uma ilha remota no Pacífico. Fora esses, os únicos traços eram crânios parciais encontrados na Nova Zelândia nos anos 50 e no Chile em 1986.

Não é sempre que um animal deste tamanho fica tanto tempo sem ser visto. A bióloga marinha Rochelle Constantine da Universidade de Auckland especula que elas são mergulhadoras de profundidades excepcionalmente grandes e que se alimentam de lulas e pequenos peixes e passam pouquíssimo tempo na superfície. Rochelle também suspeita que os hábitos de grande profundidade oceânica delas resultam em poucos espécimes encalhando na costa.


As baleias, cujo maior espécime media 5,3 metros, possuem um órgão atrás da testa que pode ajudar no sistema de ecolocalização, ou seja, a percepção da posição e/ou distância de objetos ao redor do animal, um rostro (equivalente ao focinho) cinza-escuro, um “tapa-olho” (mancha que se assemelha a um olho, semelhante às manchas encontradas nas orcas) negro, um ventre branco, e uma barbatana negra.

Interessante notar que a análise do DNA que foi feita era apenas um exame de rotina. Os cientistas ficaram surpresos ao descobrirem que a mãe e o filhote não eram baleias bicudas de gray, mas sim a espécie nunca antes vista.

O estudo completo pode ser encontrado na revista Current Biology.

fonte:http://jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/2185-baleia-mais-rara-do-mundo-e-finalmente-vista-pela-primeira-vez
VICTOR DE ANDRADE LOPES
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página