Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

domingo

Brasil teve marca de 97,3% de cobertura vacinal contra febre aftosa no ano passado

A vacinação contra a febre aftosa no ano passado no Brasil foi um sucesso, chegando a um percentual de 97,3% da cobertura vacinal de bovinos e búfalos. Estados como Mato Grosso (99,74%), Tocantins (99,52%) e Mato Grosso do Sul (99,41%) foram os destaques.

Mesmo com o sucesso da campanha, ainda se faz necessário ampliar este número, conscientizando mais os produtores sobre a importância de vacinar o rebanho. Recentemente, foi firmado um pacto com os secretários de Agricultura da região Nordeste com o intuito de investir em iniciativas e ampliar a classificação dos estados considerados de risco médio para a doença.

“A luta contra a febre aftosa tem surtido efeito. Os produtores rurais já estão bastante conscientes sobre as vantagens da vacinação”, relata a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.

Com as ações realizadas no Nordeste, serão criadas condições para que o Brasil reconheça a região como livre de febre aftosa com vacinação. Posteriormente, será possível encaminhar o pedido de reconhecimento para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no ano de 2012.

Atualmente, a OIE reconhece 15 unidades da federação como livres de febre aftosa com vacinação. Vale ressaltar que o Estado catarinense é reconhecido pela Organização Mundial como livre da doença sem vacinação. Os estados que estão com alto risco da febre aftosa são Roraima, Amapá e as demais áreas do Amazonas.

O vírus causador da febre aftosa foi a primeira espécie de vírus a ser descoberta. Em 1897 Friedrich Loeffler conseguiu passar soro sanguíneo de animais doentes de febre aftosa através de filtros de porcelana com poros de tamanho nanométrico. Sabia-se que esses filtros barravam todos os menores agentes de doença até então conhecidos: as bactérias. No entanto, Loeffler inoculou experimentalmente o filtrado do sangue dos animais com febre aftosa em outros animais suscetíveis sadios e conseguiu reproduzir a doença, cumprindo os postulados de Koch.
http://www.corposaun.com


0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página