Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quarta-feira

Animais que hibernam podem sofrer com aquecimento global

Veja cinco bichos que podem acordar antes do tempo, segundo cientistas

por Redação Galileu

Assim como o nosso sono pode ser perturbado quando está muito mais calor ou frio do que estamos acostumados, os hábitos de alguns animais podem sofrer com alterações causadas pelo aquecimento global.

O período de hibernação é diferente de um sono comum. O animal reduz a níveis mínimos a sua atividade metabólica, respiração e temperatura do corpo para passar por um momento de falta de alimento ou temperaturas extremas.

A maioria dos animais que hibernam está localizada em regiões mais frias de clima temperado ou ártico. Ser acordado desse "sono profundo" por influências externas, pode haver consequências graves para algumas espécies. Conheça alguns animais que hibernam e podem ser afetados pelas mudanças climáticas:

Ouriço europeu
Este animal cheio de espinhos precisa se alimentar muito na temporada mais quente e acumular gordura para os dias de hibernação e escassez de alimentos do inverno. Eles desaceleram suas atividades metabólicas num período que pode variar de alguns dias a várias semanas durante o frio.
Crédito: Mat.Tauriello (Flickr / Creative Commons)
Ursos
É o animal mais conhecido por hibernar. No entanto, ele fica em um estado um tanto mais alerta do que outros animais, em uma espécie de sono profundo.
Crédito: Jim Nix (Flickr / Creative Commons)
Joaninha
Até alguns insetos costumam se esconder dos meses mais frios do ano. A joaninha aproveita o calor para se alimentar de pólen e pulgões e depois procura abrigo debaixo de folhas ou pedaços de madeira para repousar durante o inverno.
Crédito: flashgordonmd (Flickr / Creative Commons)
"Dormouse"
Este roedor da espécie Muscardinus avellanarius costuma passar longos períodos hibernando, mas não por causa do inverno. O dormouse dorme geralmente por causa da escassez de alimentos e água ou calor intenso. Ele pode ser perturbado não só por mudanças climáticas, mas também pela ação humana direta em seu ambiente, como movimentações e luzes.
Crédito: Gauis Caecilius (Flickr / Creative Commons)
Cascavel
Cobras também podem hibernar. Essa Cascavel Diamante Ocidental, também conhecida como Cascavel do Texas, procura um abrigo para entrar no estado de sono profundo durante o verão. Essa hibernação por causa do calor é chamada de estivação.
Crédito: © Patrick JEAN / Museu de História Natural de Nantes


Recomende para um amigo clicando aqui...               

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página