Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sexta-feira

Segredo das formas do favo de mel revelado


A forma hexagonal perfeita das células do favo de mel – que se pensava ser uma façanha incrível dos insetos – agora foi explicada pela mecânica simples.
Os cientistas sempre estiveram maravilhados com a perfeição angular do favo de mel, mas nenhum foi capaz de descrever claramente como ele se forma. Engenheiros do Reino Unido e da China deram um passo a frente, mostrando que as células na verdade começam como círculos, moldados pela forma do corpo de uma abelha, e então o fluxo segue para o padrão hexagonal alguns segundos depois.

“As pessoas sempre especularam como as abelhas formam esses favos de mel”, disse Bhushan Karihaloo, engenheiro da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, e coautor do estudo, citando Galileu Galilei e Johannes Kepler como dois dos luminares mistificados pelo problema. “Houve algumas explicações incríveis, algumas até um pouco bizarras. Algumas pessoas acreditavam que as abelhas tinham uma incrível capacidade de medir ângulos, mas na verdade é muito mais simples”.

Usando um favo de mel cultivado em um centro de pesquisa em Pequim, os pesquisadores foram capazes de afastar cuidadosamente as abelhas e fotografar as colmeias vazias segundos após a formação dos favos, proporcionando a primeira evidência clara de que as células começam naturalmente como círculos. Eles então observaram as abelhas no aquecimento da cera após a formação inicial da célula – um fenômeno identificado em estudos anteriores, mas nunca analisado ​​em detalhes – e descobriram que este é o passo fundamental no formação do hexágono para o favo de mel.
Ao aquecer as células, a cera se torna fundida e flui como lava. Depois disso, as paredes das células naturalmente entram em queda e assumem a forma de um hexágono, como bolhas adjacentes em um banho. Esta é fisicamente a maneira mais simples e estável para os cilindros se fundirem, explica Karihaloo.

A equipe ainda não sabe exatamente como funciona o aquecimento de cada célula, e explorou a mecânica de dois cenários plausíveis: um em que as abelhas concentram o calor só nos pontos das células se tocam (um total de seis pontos por célula), e outro em que as abelhas aquecem a célula inteira de uma vez.

“Minha impressão é de que a natureza tenta minimizar o gasto de energia e, a partir desse ponto de vista, eu acho que o primeiro cenário é o mais provável”, disse Karihaloo. “Mas, por outro lado, do ponto de vista das abelhas, elas podem apenas querer esquentar a célula toda”.
Construindo como abelhas
A equipe calculou a quantidade de tempo que cada cenário deve tomar, e descobriu que as células circulares devem transformar-se em hexágonos dentro de seis segundos se são aquecidas inteiramente, e dentro de 36 segundos se são apenas parcialmente aquecidas. Em seus trabalhos futuros, os pesquisadores esperam que essas limitações de tempo ajudem a avaliar qual o mecanismo que as abelhas usam.

Juergen Tautz, biólogo especialista em abelhas da Alemanha, que não estava envolvido no estudo, não acredita que as abelhas podem direcionar o calor em pontos específicos em uma célula, mas ainda considera este estudo valioso.
“Este trabalho é muito importante no meu ponto de vista, porque não só nos dá um profundo conhecimento sobre os mecanismos que as abelhas conseguem construir células muito precisas, mas também a tecnologia que pode existir nisso”, conta Tautz.
A equipa espera que seus resultados possam permitir a criação um favo de mel artificial tão forte quanto o material natural, o que seria útil no reforço de uma variedade de materiais de construção e estruturais. [LiveScience]

fonte:http://hypescience.com/segredo-das-formas-do-favo-de-mel-revelado/
Por Ana Claudia Cichon
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quinta-feira

Pássaro-lira, o primeiro não-humano que coordena música com dança


Encontrados em florestas da Austrália, os pássaros-lira têm um forte componente musical em seu ciclo de vida: ao cortejar uma parceira, o macho não apenas canta para ela, mas dança de acordo com a própria música.



“Nosso estudo é o primeiro a mostrar um animal não humano coordenar de modo flexível canções e movimentos de dança”, destaca a pesquisadora Anastasia Dalziell, da Universidade Nacional Australiana. Junto com sua equipe, ela filmou pássaros-lira na Floresta de Sherbrooke e descobriu detalhes curiosos a respeito do “cortejo” feito pela espécie.

Um pássaro-lira tem quatro canções distintas, acompanhadas por movimentos específicos, para impressionar uma fêmea (que, se gostar da “apresentação”, dá uma chance a ele). Como você pode ver no vídeo acima, as canções e as danças são bastante diferentes uma das outras. 

Como os movimentos não são necessários para produzir os sons, os pesquisadores acreditam que a dança é voluntária – e desafiadora, já que os pássaros às vezes se confundem em certos momentos. Ainda não se sabe exatamente se as danças são aprendidas por observação (como ocorre com as canções) ou se são inatas. [LiveScience

Por Guilherme de Souza
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Baleia quase engole mergulhador



Repentinamente um enorme cardume de pequenos peixinhos salpica ao redor dos dois mergulhadores que estão flutuando na tentativa de captar algumas imagens das baleias-jubarte se alimentando.
Os mergulhadores não perceberam naquele instante, mas os peixes estavam tentando fugir de duas enormes filtradoras que vinham abocanhando tudo em seu caminho, em uma longa e acelerada subida vertical. Em seguida as duas colossais bocas surgem da água a menos de um metro de um dos homens que, apavorado, nada para o barco.

“Você vai ter que trabalhar mais para limpar sua roupa de mergulho” fala o mergulhador que está filmando de cima do barco. [Youtube]

fonte:http://hypescience.com/baleia-quase-engole-mergulhador/
Por Marcelo Ribeiro
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quarta-feira

Cadela pinta quadros e ajuda animais necessitados

Yahoo! Brasil - Foto: Caters News Agency

A cachorrinha Arbor, resgatada das ruas de Las Vegas por um abrigo de animais, tem um talento incrível e incomum: com apenas 2 anos de idade, ela é uma habilidosa pintora.

Seus atuais donos, Bryce e Jeniffer, adotaram a vira-lata sem nem imaginarem seu dom. "Quando dizemos para as pessoas que nossa cadela pinta, ninguém entende de fato do que estamos falando. Elas acham que Arbor usa suas patas, mas aí mostramos o vídeo dela em ação. E aí, de queixos caídos, todos dizem 'Meu Deus! Sua cadela pinta!'", falam empolgados.

Arbor leva cerca de 10 a 15 minutos para criar uma tela e, embora ame pintar, só desenha uma vez por mês. Seus donos contam que algumas das peças chegam a valer R$1000,00 e que todo dinheiro arrecadado com as pinturas é destinado à entidades que ajudam animais necessitados.

fonte:http://br.noticias.yahoo.com/cadela-pinta-quadros-e-ajuda-animais-necessitados-150647672.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira

Fotos: aranhas saltadoras usando “chapéus de orvalho”

“Aranhas adoráveis” pode soar paradoxal para muitas pessoas, mas termos como esse se encaixam muito bem quando falamos das pequenas aranhas saltadoras. Se você não acredita, dê uma olhada nas fotos abaixo, tiradas pelo fotógrafo Uda Dennie, da Ilha de Batam (Indonésia).
Vídeo: o estranho ritual de acasalamento da “aranha pavão”
Pulando pelo jardim de Dennie, essas pequenas aranhas provavelmente nem perceberam quando as gotas de orvalho sobre suas cabeças começaram a se aglomerar e ficar parecidas com um “chapéu redondo”.
Dennie, que começou a fotografar com câmeras mais sofisticadas em 2010, tem um apreço especial por fotos “macro” (em que o tema é fotografado muito de perto, a ponto de parecer gigante, capturando detalhes que normalmente passariam despercebidos).

“Tenho uma verdadeira paixão por fotografia macro, e depois de muitas tentativas e erros, agora sou capaz de produzir boas imagens – a perseverança realmente valeu a pena”, conta. [Bored Panda]






fonte:http://hypescience.com/fotos-aranhas-saltadoras-usando-chapeus-de-orvalho/
Por Guilherme de Souza
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

domingo

Mitos sobre cães e gatos

Hoje vamos conhecer um pouco sobre os mitos que assombram os cães e gatos:

Gatos
Medo de água: Dependendo da raça temos gatos que adoram água. Outros vão gostarem se for criado o hábito do contato com ela, porém, temos os que realmente não gostam nem um pouco. O fato é que gatos são animais muito asseados e se limpam o tempo todo.

Visão Noturna: Eles enxergam 10 vezes melhor que os humanos à noite, mas é preciso que haja alguma luz para ser refletida na retina do bichano para que sua visão atinja esta proporção.

Dá Azar: A lenda de que o gato preto dá azar surgiu na idade média, mas em alguns povos, como no Japão e Reino Unido, significam sorte.

Não obedece: A fama de serem indiferentes aos ensinamentos e ordens dos donos é injusta. Quem tiver paciência e usar métodos corretos pode ter gatos tão adestrados quanto cachorros.

Apegam-se à Casa: Gatos têm um grande senso territorial, mas também se apegam a quem cuida deles. E podem percorrer grandes distâncias para encontrar seus donos.

7 vidas: Em alguns povos, diz-se que eles têm 9 vidas. O fato é que os gatos domésticos vivem em média 15 anos e os de rua vivem em média apenas 2 anos. (adote)

Cair em pé: Por causa dessa lenda diz-se que ele têm 7 vidas, mas para cair em pé, a queda deve ser no minimo de 60 cm de altura, o que permite que eles se virem e caiam sobre as 4 patas.

Cães
Lambida de boas vindas: Há quem acredite que eles lambem seus donos quando chegam em casa para demonstrar afeto. A verdade é que esse hábito é muito antigo e acontece porque o animal quer saber o que você comeu.

Grama e Terra: Eles comem mesmo um pouco de terra e de plantas. As teorias variam. Uns defendem que eles buscam sais minerais. Outros afirmam que isso ajuda na digestão.

Idade x Tamanho: O tempo de vida varia com a raça. Geralmente, os cães menores vivem mais que os cães grandes. Em média vivem entre 15 e 10 anos respectivamente.

Rabo Abanando: Eles se comunicam pelo rabo sim. Quando estão felizes, fica empinado, pra cima e longe do corpo. Quando se sentem ameaçados, o rabo fica alto e espichado, E quando abanam rápido e caído é sinal de submissão.

Nariz úmido: A mucosa que o cão secreta permite que partículas de cheiro grudem no nariz, ajudando que eles tenham o faro ainda mais apurado.

Pequenos e Valentes: Há cães pequeninos que latem com a imponência de um pastor. Eles acham que são grandes, pois geralmente são descendentes de grandes cães de guarda. O tamanho diminuiu, mas mantêm a genética da bravura.

Detectam o medo: Exalamos compostos voláteis que os cães farejam. Assim, eles percebem quem está com medo e se a pessoa está prestes a correr, por exemplo.

Fonte: Special News, the trusth about dogs e a cabeça do cachorro.
http://www.meusfilhotes.com.br/mitos-sobre-caes-e-gatos/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página