Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

Quanto tempo dura a gestação dos animais?

Quando vai nascer um novo bebê na família, todos ficam tão ansiosos que parece que os nove meses de gestação não passam nunca. Mas a gravidez humana ainda sim parece rápida se comparada com a de alguns animais, cujos filhotes podem demorar até dois anos para se formar.

Confira abaixo a duração média da gestação de diversos animais, e o tempo de vida estimado para cada um:

Rato
Gestação: 21 dias
Tempo médio de vida: 18-20 anos

Galinha
Gestação: 22 dias
Tempo médio de vida: 6-8 anos

Gato
Gestação: 52-69 dias
Tempo médio de vida: 10-12 anos

Cachorro
Gestação: 53-71 dias
Tempo médio de vida: 10-12 anos

Macaco
Gestação: 139-270 dias*
Tempo médio de vida: 12-15 anos

Humano
Gestação: 253-303 dias
Tempo médio de vida: 67 anos**

Cavalo
Gestação: 329-345 dias
Tempo médio de vida: 20-25 anos


Baleia
Gestação: 365-547 dias*
Tempo médio de vida: Mais de 80 anos

Elefante
Gestação: 510-730 dias*
Tempo médio de vida: 30-40 anos

* Dependendo do tamanho da espécie
** De acordo com a expectativa de vida mundial de 2011 [LiveScience]
Por Stephanie D’Ornelas em 27.09.2011 as 11:21
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

10 invertebrados surpreendentemente grandes

Você ficaria surpreso com a quantidade e diversidade de invertebrados que o mundo tem a oferecer. Às vezes, nós pensamos instintivamente nos invertebrados como pequenos e inócuos, mas quanto mais você estuda biologia, mais isso é provado como falso. Sendo assim, alguns itens desta lista devem ser novidade para você. Confira dez invertebrados surpreendentemente grandes no mundo:
10 – Isópode gigante
Os isópodes gigantes são semelhantes com o bicho-de-conta, ao qual estão relacionados. Mas o gigante vive a uma profundidade de 200 a 2000 metros no oceano, limpando o fundo do oceano. Enquanto um bicho-de-conta comum cresce cerca de 1 ou 2 centímetros, o gigante isópode chega até a 60 centímetros de comprimento.

Existem várias espécies de isópodes gigantes, Bathynomus, encontrados em todo o mundo, mas todos são quase idênticos. Os isópodes gigantes evoluíram aproximadamente 160 milhões de anos atrás e mudaram muito pouco desde então, pois conquistaram o nicho de limpeza no oceano e não tiveram necessidade de mudança. Não há absolutamente nenhuma ameaça para você se encontrar um. Eles fazem atrações de aquário bastante pobres, porque levam um estilo de vida sedentário, arrastando os pés até localizarem alimentos.
9 – Caranguejo-aranha-gigante
O caranguejo-aranha-gigante, Macrocheira kaempferi, tem o comprimento de perna mais longo dos artrópodes. A maior lagosta americana pode rivalizar com o caranguejo-aranha em peso, mas não se aproxima de seu comprimento de até 5,8 metros.

O caranguejo-aranha-gigante é onívoro, e come o que estiver dentro do alcance de seus longos braços com garras. Há um debate a respeito do porque eles evoluíram tamanhas longas pernas, embora elas permitam que os caranguejos se movam mais rapidamente do que as coisas que eles atacam. É amplamente divulgado on-line que estes caranguejos foram vistos em terra, mas isso não é provado e parece improvável que eles seriam capazes de se sustentar fora da água.

8 – Weta (grilo gigante)
O weta gigante, Deinacrida heteracantha, da Ilha Barreira Pequena, na Nova Zelândia, é o maior inseto do mundo. Deinacrida
significa “terrível gafanhoto”, com quem estes gigantes têm apenas uma semelhança.

O maior exemplar pesava 71 gramas, e alguns podem ter mais de 20 centímetros de comprimento. Este é um exemplo de como o gigantismo de weta se adaptou para preencher nichos biológicos de mamíferos terrestres. Wetas gigantes se alimentam principalmente de vegetação, mas suas mandíbulas poderosas podem dar uma mordida dolorosa, o que é muito incomum.
7 – Locusta
Locusta é um tipo de gafanhoto, idêntico ao gafanhoto comum, apenas diferente na forma de pular e se aglomerar e no tamanho. E os gafanhotos podem ser maiores do que você pensa. Seu mecanismo de salto é desconcertante. Quando eles voam, fazem um ruído alto, e quando pousam em suas roupas, seus pés travam fortemente no tecido, tornando-os muito difícil de desalojar. Ser pego em um enxame deve ser muito desagradável. Enxames de gafanhotos podem conter bilhões de indivíduos, que consomem milhões de toneladas de culturas conforme passam.
6 – Água-viva-juba-de-leão
A água-viva-juba-de-leão, Cyanea capillata, às vezes é listada como o maior animal do mundo, com o maior espécime registrado em 37 metros do sino a ponta do tentáculo. O sino, o corpo da água-viva, pode ter 2 metros de diâmetro.

Seus longos tentáculos capturam pequenas criaturas flutuantes, mas são também o lar de camarões pequenos que os usam como proteção. Os tentáculos em si causam dor leve para os seres humanos, mas, por serem longos, podem pegar de surpresa os nadadores. A dor pode ser diminuída pelo tratamento do local com vinagre, mas mesmo isso é geralmente desnecessário. Quanto maior a água-viva, mais escura ela fica, com os maiores exemplares sendo de um vermelho sangue escuro. Como todas as águas-vivas, elas se movem principalmente com as correntes do oceano e são capazes de pulsar delicadamente para se manter perto da superfície.
5 – Aranha-golias-comedora-de-pássaro
Aranha-golias-comedora-de-pássaro é a aranha mais pesada conhecida, com até 180 gramas. Seu comprimento de perna chega a 30 centímetros. A Theraphosa blondi é muito comum e mantida como um animal de estimação exótico. É conhecida como comedora de pássaros porque, como outras grandes aranhas, por vezes presa em pequenas aves, bem como pequenos mamíferos e lagartos.
Sua dieta é principalmente insetívora, mas elas têm presas suficientemente longas para morder seres humanos e são venenosas. Como a maioria das tarântulas, seu veneno é apenas fracamente agente em seres humanos. Quando ameaçada, ela pode fazer um chiado, esfregando as pernas juntas. Isso também pode servir para espalhar pequenos pelos farpados que podem ser muito irritantes.
4 – Aranha do mar gigante
Aranhas do mar, Pantopoda (que significa “toda perna” em grego), são um grupo relativamente pouco conhecido de organismos. A aranha do mar gigante, Colossendeis colossea, é o maior desses animais incomuns. Eles não são verdadeiras aranhas, mas parecem ser mais intimamente relacionados com elas do que qualquer outro grupo.

Seus corpos são tão pequenos que suas longas pernas muitas vezes contêm vários dos órgãos e das gônadas das aranhas do mar. O trato intestinal muitas vezes estende-se para as pernas onde a comida pode ser digerida. A aranha gigante do mar se alimenta principalmente de cnidários (principalmente águas-vivas e anêmonas) sugando seu interior macio com uma tromba.
3 – Vespa Gigante Asiática ou Vespa Mandarina
A vespa mandarina é o animal mais mortífero do Japão, e sua picada pode ser fatal mesmo para pessoas não alérgicas a picadas de vespas, embora, geralmente, levem muitas ferroadas. Cada picada é extremamente dolorosa.

Elas têm um aspecto muito ameaçador quando pairam na frente de seu rosto. As vespas podem devastar uma colmeia de abelhas, esmagando todas as abelhas com suas mandíbulas poderosas antes de comer o mel e levar os abdomens dos insetos para suas larvas. Abelhas japonesas, entretanto, têm uma defesa contra as vespas. Quando detectam um atacante, o cercam com seus corpos e músculos se contraindo rapidamente. Formando uma bola ao redor da vespa, esta atividade muscular faz calor suficiente, produzindo dióxido de carbono para matar a vespa.
2 – Centopeia Gigante da Amazônia
A centopeia gigante da Amazônia, Scolopendra gigantescas, é o primeiro invertebrado desta lista que pode realmente causar danos aos seres humanos. A centopeia gigante pode ser encontrada no norte da América do Sul e em várias ilhas.

Elas podem atingir um comprimento de até um pé. São predadoras de insetos, aranhas, lagartos, sapos, pássaros, ratos e morcegos. Há algo inquietante sobre um invertebrado que caça vertebrados. A centopeia se move bem rápido e não tem medo dos humanos. Quando os seres humanos são mordidos, é intensamente doloroso, mas raramente causa mortes. O tratamento para a picada geralmente envolve amenizar a dor e imunizar contra tétano, bem como antibióticos para parar a infecção.
1 – Lula colossal
O que é maior do que uma lula gigante? Uma lula colossal. Hoje, ela deve ser o mais pesado dos cefalópodes, e é também o maior invertebrado já registrado. Durante muito tempo, as histórias de lulas enormes foram apenas contos do mar sem mais verdade do que os das sereias.

Agora, temos vários exemplares de ambos lulas gigantes e lulas colossais. O museu nacional da Nova Zelândia em Wellington tem uma exposição onde uma amostra de 10 metros de comprimento pode ser vista. Esta criatura foi capturada em 2007, por pescadores no mar da Antártida. O estudo de espécimes parece sugerir que a lula colossal é uma caçadora de emboscada que usa bioluminescência para atrair o peixe que come. O espécime grande na Nova Zelândia é improvável de ser do tamanho máximo que elas podem alcançar; bicos de lulas colossais foram encontrados nos estômagos de cachalotes que são muito maiores do que o bico desse espécime.[Listverse]
Por Natasha Romanzoti em 27.09.2011 as 17:39
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Encontrado fóssil de um dinossauro filhote

Ray Stanford um caçador amador de dinossauros, ao passear nas margens do rio próximo a sua casa em College Park, Maryland; fez uma descoberta inusitada.

O pesquisador encontrou vestígios de fósseis de dinossauros blindados (assim chamados por possuírem uma pele bastante rígida, semelhante a uma blindagem).

O fóssil estava recoberto pelo lodo do rio, seu esqueleto era pequeno, talvez a menor espécie encontrada até o momento (1997).

Após examinar os ossos, Stanford confirmou sua expectativa, tinha em suas mãos um fóssil de um Nodosaurus textelis (o nodosaurus foi um grande dinossauro herbívoro de ordem ankylosauria), seus fósseis foram encontrados nos EUA. A principal característica era a sua couraça nas costas, não tinha muito espinhos no corpo, eram muito calmos, pois não possuíam armas de ataque.

Este caçador amador havia descoberto uma nova espécie de Nodosaurus de pequeno porte, mas também encouraçado como seu parente mais próximo.

O fóssil encontrado era de um jovem dinossauro (menos de um ano), conclui-se que pela sua idade jovem, ele não tenha se afastado muito de sua área de nidificação, sendo possível encontrar possíveis ninhos ou cascas de ovos.

O fóssil do jovem dinossauro esta em exposição no Museu Nacional Smithsonian de História Natural em Washington, DC.
Sex, 23 de Setembro de 2011 21:55 - Leandro Lacerda
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

O fornecimento de óleo de Argan pode ficar comprometido por culpa das cabras

A notícia é um pouco estranha, mas é pura realidade: cabras estão acabando com as árvores que dão origem a este famoso produto.

O óleo de Argan virou febre entre mulheres de todo o mundo, em especial as do Oriente Médio. Usado em centenas de produtos pela indústria de cosméticos, tem sua origem no Marrocos, onde é usado há vários milênios. Nutritivo, comestível e de importância ímpar na indústria da beleza, alcançando valores superiores ao do petróleo. Atualmente, 1 litro de óleo de Argan pode custar cerca de R$ 800 reais.

A árvore é de difícil cultivo em outras nações e climas, nascendo quase que exclusivamente no sudoeste do Marrocos. Dezenas de famílias sobrevivem economicamente deste óleo, derivado da planta Argania spinosa. Com o cultivo sustentável dezenas de famílias conseguiram enviar seus filhos para terminar o ensino médio na capital e comprar mais cabras para a família.
Infelizmente os moradores não previram que as cabras “escaladoras”, comuns em vários penhascos e possuidoras de habilidades inacreditáveis de equilíbrio, fossem subir e destruir justamente a “galinha dos ovos de ouro”. As árvores que produzem o tão lucrativo óleo de Argan estão sendo devoradas pelas cabras.

A produção do óleo ajudou milhares de famílias do Marrocos quando ele ganhou fama internacional. As cabras começaram a comer os pequenos brotos e folhas, deixando-as com aspectos de nanismo, sem desenvolvimento.

Estudos mostraram que as árvores estão morrendo devido aos danos que as cabras causam com seus pequenos chifres. O assunto é tão sério que elas estão ameaçadas de extinção e a UNESCO está entrando na “briga” para tentar protegê-las..
Sáb, 24 de Setembro de 2011 04:10 - Osmairo Valverde
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Os ornitorrincos possuem 10 cromossomos sexuais, diz pesquisa

Os ornitorrincos (Ornithorhynchus anatinus), como muitos já sabem, são animais com características bem peculiares. Parecem répteis, com bico e patas de aves, mas na verdade, são mamíferos.

Entretanto, novas descobertas demonstram que suas peculiaridades vão além de suas características morfológicas. É um animal nativo da Austrália, pertencente a um grupo primitivo de mamíferos, os monotrématos, juntamente com apenas outras duas espécies sobreviventes.

Eles possuem 26 pares de cromossomos no total, mas há muito que os investigadores estavam confusos em relação há quais deles seriam autossômicos e quais seriam sexuais.

Sabe-se que, em aves, os cromossomos ZZ/ZW determinam o sexo dos indivíduos. Enquanto isso, nos mamíferos, são os cromossomos XX/XY que realizam esta determinação.

Durante a pesquisa, os cientistas encontraram nos ornitorrincos 10 cromossomos sexuais. Desses 10, uma parte seria semelhante aos cromossomos X e Y dos mamíferos, e a outra parte semelhante aos cromossomos Z e W de aves.

Até então, acreditava-se que os processos de determinação de sexo de aves e mamíferos tinham ocorrido independentemente. Mas, por causa desta combinação encontrada no ornitorrinco, a sugestão é que os dois sistemas sexuais – de aves e mamíferos – podem ser, na verdade, relacionados. “Os cromossomos sexuais de mamíferos podem ter co-evoluído com os das aves, e os cromossomos do ornitorrinco parecem ser a chave para esclarecer isso”, afirma o professor Marilyn Renfree, da Universidade de Melbourne.
Sáb, 24 de Setembro de 2011 20:08
Anna Carolina Milo
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142


Zoo comemora nascimento de bebê gorila de espécie ameaçada

Gorila Salomé e seu bebê Foto: PA
Salomé foi vista ninando e abraçando o bebê recém-nascido

Um zoológico britânico está comemorando o nascimento de um bebê gorila-ocidental das terras-baixas, uma espécie ameaçada de extinção.

Segundo o Bristol Zoo Gardens, o bebê, que ainda não tem nome, e a mãe, Salomé, passam bem.

"Salomé é uma ótima mãe e tem ninado e abraçado seu bebê de forma afetuosa", disse o funcionário John Partridge.

"Salomé fica sempre com o bebê perto dela e nós estamos dando espaço aos gorilas, por isso ainda é cedo para determinar o sexo do bebê."

Este é a terceira vez que a gorila dá à luz no zoo de Bristol. Apesar de ter passado por tratamentos de fertilidade anteriormente, desta vez, ela concebeu o bebê naturalmente, de acordo com os veterinários.

A parte do zoológico dedicada aos gorilas foi fechada ao público para permitir que os outros animais do grupo, incluindo o pai Jock, tenham tempo de criar laços com seu mais novo integrante.
29 de setembro, 2011 - 06:58 (Brasília) 09:58 GMT
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página