Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quarta-feira

Morre baleia encalhada nas areias de Búzios

27/10/2010 05h34

Animal sofreu uma convulsão no início da madrugada desta quarta (27).
Veterinário e autoridades analisam como remover baleia da praia.



Do G1, em São Paulo



Encalhada desde segunda-feira (25) na praia de Geribá, em Búzios, litoral do Rio de Janeiro, a baleia jubarte de cerca de 12 metros e 25 toneladas morreu por volta de 0h30 desta quarta (27), informou o Instituto Baleia Jubarte, que vinha acompanhando a tentativa de salvamento do animal.

Segundo o veterinário Milton Marcondes, diretor de pesquisa do instituto, a baleia entrou em choque, seguido por uma convulsão e morreu no início da madrugada, frustrando a operação do Corpo de Bombeiros, que pretendia devolver o animal ao mar nas primeiras horas da manhã desta quarta.
"Quando a maré baixou que ele ficou inteirinho no seco, a respiração dele ficou muito mais comprometida. Ele já estava com os órgãos sendo comprimidos desde o começo do encalhe, na segunda-feira, e ele acabou entrando em convulsão e vindo a óbito por volta da meia-noite e meia", explicou Marcondes.
O veterinário informou ainda que analisa agora com as autoridades ambientais da cidade a melhor forma de remover a baleia da praia. "Não é uma operação simples. É preciso conhecer quais os equipamentos que a cidade dispõe para se tomar uma posição. O ideal seria levar enterrar o animal em um aterro. Mas é preciso definir se vamos remover a beila inteira ou em pedaços", afirmou Marcondes.

Um rebocador cedido pela Petrobras chegou à praia na tarde desta terça-feira (26) e seria usado na operação de resgate. De acordo com informações dos bombeiros do município, a embarcação estava a 1,6 mil metros da praia e pronto para iniciar o desencalhe. O animal, que estava amarrado por cordas e posicionado de frente para o mar, seria puxado assim que a maré subisse durante a madrugada.
Baleia encalhada em BúziosBombeiros passaram a tarde de terça-feira (27) tentando desencalhar a baleia na Praia de Geribá, em Búzios (Foto: Reuters)
Cerca de 300 pessoas acompanharam o trabalho dos bombeiros, entre moradores da região e turistas. Apesar da chuva e do frio, voluntários passaram a madrugada desta terça acampados na praia, para monitorar as condições do animal. “Quando a maré secou muito, a baleia ficou ressecada. A gente teve que ficar se revezando para lançar água com baldes. Foi o suficiente para mantê-la viva”, contou o voluntário Raoni Lemos.

De acordo com biólogos, o animal estaria voltando do Nordeste brasileiro, rumo à região da Antártida, depois do ciclo reprodutivo. Em cerca de dez horas, foram pelo menos cinco tentativas de resgate, sem sucesso.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Capivara ferida é socorrida por policiais em Minas Gerais

20/10/2010 12h08

Animal tinha ferimentos de arma de fogo.
Capivara foi levada a fazenda para recuperação.
Capivara foi medicada e levada a fazenda. (Foto:
Edson Alexandre Tiradentes/VC no G1)


Uma capivara com ferimentos provocados por arma de fogo foi socorrida por policiais militares no Rio São Francisco, em Minas Gerais.

Nesta terça-feira (19), policiais da 7ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, durante patrulhamento aquático no Rio São Francisco, no município de Bom Despacho (MG), depararam com o animal ferido, provavelmente alvo de caçadores da região.

Os militares resgataram a capivara, que foi levada a um veterinário e encaminhada para uma fazenda da região, onde se recuperará antes de ser solta em seu habitat natural.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Bugio sofre queimaduras ao encostar em rede elétrica em SC

20/10/2010 10h31

Animal foi encontrado ao lado de parque.
Ele recebe atendimento de especialistas.

Do G1, em São Paulo
Bugio foi encontrado com ferimentos  
Um bugio recebe atendimento de veterinários, nesta quarta-feira (20), depois de sofrer queimaduras, em Blumenau (SC). A coordenadora do Projeto Bugio, Zelinda Braga Hirano, disse ao G1 que o macaco, que é uma fêmea, foi encontrado ferido depois de encostar na rede elétrica, na terça-feira (19). Uma moradora da região acionou a polícia e os integrantes do projeto. A suspeita é que o bugio vivia em um parque, ao lado do local onde foi achado (Foto: Patrick Rodrigues/Jornal de SC/Ag.RBS)


Recomende para um amigo clicando aqui...               

terça-feira

Ursos são flagrados 'passeando' no centro de cidade japonesa

19/10/2010 09h00

Incidente foi registrado em Shari, no norte do Japão.
Animais foram vistos 'passeando' por cerca de 40 minutos.

Do G1, em São Paulo
Dois ursos foram flagrados em uma rua na cidade de Shari, na região de Hokkaido, no norte do Japão. Segundo as autoridades, os animais foram vistos "passeando" pelo centro da cidade por cerca de 40 minutos.
Depois de tentativas fracassadas de retirá-los da cidade, os ursos foram baleados por um caçador local. Chamados no Japão de "higuma", os ursos de Hokkaido são agressivos e chegam a atacar humanos.
Animais foram vistos 'passeando' pelo centro da cidade por cerca de 40 minutos. 
Animais foram vistos 'passeando' pelo centro da cidade por cerca de 40 minutos. (Foto: AP)


Recomende para um amigo clicando aqui...               

quarta-feira

Seu pet também pode ter diabetes

Cães e os gatos também podem ter diabetes mellitus, assim como os seus proprietários. Na verdade, é uma doença bastante comum nestes animais, podendo atingir cerca de 5% da população de animais que frequentam as clínicas e os hospitais veterinários paulistanos. Ela ocorre quando o indivíduo não consegue mais produzir adequadamente um hormônio chamado insulina, que normalmente seria produzida pelo pâncreas. A falta de insulina faz com que os músculos, o fígado e a gordura corpórea não consigam mais captar a glicose sanguínea (açúcar) para produzir energia, e esta glicose não aproveitada acaba se acumulando na circulação.

Em cães, a diabetes é muito mais comum em fêmeas de meia idade, não castradas, que foram ou são obesas,que recebem cronicamente medicações à base de cortisona, ou ainda que utilizam-se de anticoncepcionais à base de progesterona. O gato diabético geralmente é macho, obeso e castrado.

Os sintomas mais freqüentes nos animais que se tornam diabéticos são sede excessiva (polidipsia), urina volumosa (poliuria), a perda de peso e a fome exagerada (polifagia). Eventualmente, podem também apresentar cegueira súbita, ou vômitos e prostração intensa. Uma curiosidade é que alguns proprietários já procuram o médico veterinário com a suspeita de que o seu animal tem diabetes porque perceberam que a urina deste tem atraído insetos, como formigas, de maneira inusitada.

O diagnóstico se torna possível quando constatamos a presença de açúcar na urina (glicosúria) e que, os níveis da glicose sanguínea estão muito elevados, mesmo em jejum alimentar de 12 horas. Considera-se que o animal apresenta hiperglicemia quando os valores de glicose sanguínea estão acima de 120 mg/dL, para o cão, e acima de 180 mg/dL, para o gato.

Uma vez que se estabeleça o diagnóstico, é fundamental tratar a diabetes, pois sem o tratamento o cão ou gato diabético morrerão acometidos por diversas complicações, tais como acidose metabólica, infecções generalizadas, tromboses e perda de função renal.

Assim, os animais diabéticos devem ser tratados de forma muito semelhante à dos seres humanos, ou seja: dieta balanceada, atividade física regular, acompanhadas de insulinoterapia ou drogas hipoglicemiantes orais. A dieta ideal para o animal diabético deve ser pobre em açúcares e gorduras e rica em fibras e proteínas de alto valor biológico. A atividade física regular proporciona aumento da massa muscular, minimizando o catabolismo protéico observado no diabético.

O uso da insulina, por via injetável é indicado e essencial para a quase totalidade dos cães diabéticos, visto que cerca de 95% deles já não conseguem produzir insulina alguma sendo, portanto, considerados como diabéticos insulino-dependentes. Já uma pequena parcela dos gatos diabéticos (25% deles) podem dispensar a insulina e serem tratados com drogas que otimizem a atuação e a liberação da sua própria insulina (os chamados hipoglicemiantes orais). Ressalte-se, entretanto, que a maior parte dos felinos diabéticos (75%) também precisam de insulina. Uma vez feito o diagnóstico e seguidas corretamente as prescrições de dieta, atividade física e administração de insulina, o animal diabético, cão ou gato, terá uma boa perspectiva de vida e poderá viver por um tempo tão longo quanto um animal saudável, da mesma faixa etária.

Enfim, os nossos animais de estimação também podem se tornar diabéticos, assim como nós. E merecem ser tratados adequadamente, assim como nós.

Por: Márcia Marques Jericó - Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo



Recomende para um amigo clicando aqui...               

quinta-feira

25% dos mamíferos do mundo correm risco de extinção

O relatório atualiza a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, que ao todo inclui 44.838 espécies

Associated Press

Foto:Divulgação

A foca do Mar Cáspio passou da lista de mamíferos vulneráveis para a de ameaçados.
WASHINGTON - Cientistas deram uma primeira olhada mais atenta no estado dos mamíferos do mundo em mais de uma década, e o resultado não é nada bom. "Nossos resultados pintam um quadro desanimador da situação global", disse a equipe liderada por Jan Schipper, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

A lista da IUCN

Site de espécies ameaçadas da IUCN

"Estimamos que uma em cada quatro espécies está ameaçada de extinção, e que a população de uma em cada duas está declinando", afirmam os pesquisadores em relatório que será publicado na próxima sexta-feira na revista Science. As descobertas estão sendo apresentadas numa reunião da IUCN realizada em Barcelona, Espanha.

"Acho que o essencial, qual o mundo que você quer deixar para seus filhos", disse o biólogo americano Andrew Smith, da Universidade do Arizona. "Como ficaríamos mais pobres se perdêssemos 25% dos mamíferos do mundo", declarou ele, um dos mais de 100 co-autores do trabalho.

"Na nossa geração, centenas de espécies poderão se perder como resultado de nossas próprias ações, um sinal assustador do que está ocorrendo nos ecossistemas em que vivem", acrescentou a diretora-geral da IUCN, Julia Marton-Lefevre. "Temos de fixar metas claras para o futuro, a fim de reverter esta tendência e garantir que o nosso legado não seja a eliminação de muitos de nossos parentes próximos".

A IUCN se descreve como mais antiga e ampla rede de ambientalistas do mundo. É composta por mais de mil organizações, governamentais ou não, e mais de 11 mil cientistas que atuam como voluntários em mais de 160 países. A pesquisa que deu origem ao relatório sobre mamíferos tomou cinco anos de trabalho e envolveu mais de 1,7 mil pesquisadores.

O relatório atualiza a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, que ao todo inclui 44.838 espécies, das quais 16.928 estão ameaçadas de extinção. Dessas, 3.246 estão na categoria mais elevada de risco, a das criticamente ameaçadas; 4.770 são consideradas ameaçadas e 8.012, vulneráveis. A IUCN estima que 76 espécies de mamíferos desapareceram desde 1500.

Embora o relatório diga que uma em quatro espécies de mamíferos está ameaçada, o número citado é 1.141 de 5.487 espécies, uma proporção de 20,8%, mais próxima de uma espécie em cinco.

Mas os pesquisadores destacam que há várias centenas de espécies sobre as quais não há dados suficientes. Eles crêem que a falta de informação sobre esses animais indica que eles existem em quantidades muito pequenas e que muitos podem estar ameaçados, o que eleva a proporção a , pelo menos, 25%, disse Smith.

Entre os mamíferos particularmente em perigo estão os primatas, cuja carne é consumida por caçadores em partes da África e que sofrem com perda de hábitat no Sudeste da Ásia.

quarta-feira

Quatro nascimentos movimentam zoo chinês

06/10/2010 às 11h02:
Do R7


Duas tigresas deram à luz dois filhotinhos cada uma

Olha só que interessante: quatro tigrinhos, sendo dois branquinhos e dois de pelagem mais comum, nasceram exatamente no mesmo dia

Quatro filhotes de tigres siberianos, de duas mães diferentes, nasceram na última segunda-feira (4) em um zoológico na Província de Liaoning, na China. Eles não são uma fofura?


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página